Instituto Pensar - Maioria das pré-candidaturas LGBT são de pessoas negras

Maioria das pré-candidaturas LGBT+ são de pessoas negras


Pesquisa mapeou 210 pré-candidaturas LGBT+ em todas as unidades federativas do país. Foto: Movilh

Uma pesquisa realizada pela organização #VoteLGBT mapeou 210 pré-candidaturas LGBT+ em todas as unidades federativas do país e os dados foram analisados com exclusividade pela Gênero e Número, organização de mídia orientada por dados focada em gênero e raça.

De acordo com dados do mapeamento, o Estado com maior número de pré-candidaturas LGBT+ é São Paulo, com um total de 39. Em seguida estão Minas Gerais (22), Santa Catarina (16) e Bahia (14).

Na Bahia, 13 das 14 pré-candidaturas LGBT+ são compostas por pessoas negras e apenas uma pessoa é autodeclarada branca.

Em relação à identidade de gênero, as mulheres trans compõem 30% das pré-candidaturas LGBT+. Segundo o levantamento, elas são as que mais formaram equipes de campanha (78%) e as que mais negociaram recursos financeiros com partidos (72%).

No entanto, um dado da pesquisa mostra que os pré-candidatos do Nordeste estão em segundo lugar entre os que mais relatam dificuldades em conseguir recursos financeiros. Ao todo, 89% apontam dificuldades.

Perfil das pré-candidaturas

Dentre as 210 pré-candidaturas, a maioria é composta por mulheres cis (73) e homens cis (69). Mulheres trans e travestis somam 49 pré-candidatas.

Os dados sobre orientação afetiva/sexual apontam que gays estão em maior número de pré-candidaturas, totalizando 67; seguido por bissexuais e pansexuais (62) e lésbicas (42). Já as/os heterossexuais somam 37 do total das pré-candidaturas. Vale ressaltar que pessoas trans podem ser heterossexuais.

Já os principais cargos em que foram registradas pré-candidaturas LGBT+ são: deputado estadual (112), deputado federal (81) e deputado distrital (11). Os partidos com maiores registros de pessoas LGBT+ que vão se lançar à corrida eleitoral são de esquerda, com o PSOL ocupando o primeiro lugar (68) e o PT em segunda posição (54). O União Brasil é a única legenda que não tem nenhuma pré-candidatura LGBT+.

PSB incentiva candidaturas LGBT+

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) tem trabalhado para consolidar quadros de representatividade, com nomes que podem ser a voz da comunidade LGBT+ nas esferas de poder.

A pré-candidata a deputada federal pelo PSB em São Paulo, Ariadna Arantes acredita que a presença de uma mulher trans no plenário paulista seria de grande impacto para a criação e debate das pautas LGBTQIA+, em especial para pessoas trans.

"Precisamos dessa representatividade dentro do plenário. E ser a primeira mulher trans deputada federal, caso eleita, seria de impacto nacional. E isso seria muito importante para o desenvolvimento do nosso país e pela igualdade?, reforça

Ariadna também alerta para a necessidade do resgate destas pautas em frente à forte falta de comprometimento do governo de Jair Bolsonaro em abordar medidas importantes para as minorias.

"Nós existimos. E estar aqui mostra a importância do desenvolvimento do país e do partido ao escutar a voz de toda essa população minoritária?.

A pré-candidata do PSB para uma das oito cadeiras da Câmara dos Deputados pelo Distrito Federal, Paula Benett, disse que vai concorrer às eleições para ocupar um espaço que há muito tempo foi negado. "Chegou a hora de falarmos por nós mesmas, de termos nossa própria voz. Estou preparada, tenho a vivência aliada à experiência e a coragem para avançar?, pontuou Paula Benett.

LGBT Socialista faz proposições ao programa de governo Lula-Alckmin

A secretária nacional do LGBT Socialista, Tathiane Araújo, e membros do segmento do PSB se reuniram com o pré-candidato a vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e apresentaram o Plano de Proposições de Políticas Públicas LGBT+ construído pela Comissão Sistematizadora e Organizadora do Plano de Governo Alckmin-Lula, com propostas a serem inseridas como prioridade na construção do programa governamental da chapa.

O documento será lançado e disponibilizado no site e nas redes do LGBT Socialista na próxima terça-feira (28), data em que se celebra o Dia Mundial do Orgulho LGBT+.

Tathiane destacou a Alckmin as principais necessidades da população LGBT+ em todos os eixos apresentados no Plano (Assistência Social, Educação, Trabalho Emprego e Renda, Cultura, Saúde, Sistema de Justiça, Segurança Pública, Planejamento e Gestão Estratégica da Política LGBT+ e Participação e Controle Social).

Leia mais: PB: Socialista entrega Casa de Acolhida para população LGBTQIAP+

Além disso, ela ponderou que a militância LGBT do PSB deposita muita confiança e esperança em Alckmin para que ele seja um parceiro do segmento no próximo governo para construção de políticas de Estado tanto na inserção social dos LGBTQIA+ como no combate à violência.

Alckmin se colocou à disposição do segmento e anunciou que fará o possível para construir, juntamente com a militância do LGBT Socialista, uma política de cidadania permanente para essa população.

Ao longo dos meses de abril, maio e junho, os militantes do LGBT Socialista realizaram diversas reuniões virtuais para discutir as proposições do Plano e para analisar a conjuntura das candidaturas do segmento para as eleições de 2022.

"Articulações como essas servem para instrumentalizar a incisão do LGBT Socialista sob a ótica de disputa real por cadeiras tanto nas Assembleias Legislativas quanto na Câmara Federal. Queremos proporcionar à nominata do LGBT Socialista condições reais para a disputa nas eleições de 2022?, afirmou a secretária Tathiane Araújo.

Para ela, é necessário que todos caminhem juntos para derrotar o bolsonarismo e atender aos anseios da população LGBT por dignidade e principalmente por políticas públicas permanentes.

Socialistas europeus lutam pela comunidade LGBT+

Em maio, militantes e membros do Partido dos Socialistas Europeus (PES) durante a celebração do Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia (IDAHOBIT), reafirmaram seu compromisso de lutar pela igualdade LGBT+ na Europa e por todo o mundo.

No IDAHOBIT deste ano, o PES está destacando os esforços comuns da família socialista para promover os direitos humanos e acabar com todas as formas de discriminação. Um desses esforços é a campanha conjunta de Rainbow Rose e PES Women: Reclaim Your Space.

A família PES está fazendo do Reclaim Your Space o foco de sua atividade na Europride deste ano em Belgrado (12 a 18 de setembro), com um dia dedicado aos direitos das mulheres dentro do movimento LGBTI e na Europa. Como parte da campanha, PES Women e Rainbow Rose divulgaram um modelo de resolução ? disponível em inglês, espanhol, francês e alemão ? que os governos locais e regionais podem adotar para demonstrar apoio.

O Partido dos Socialistas Europeus (PES) foi o primeiro partido político europeu a adotar um roteiro LGBTQIA+ abrangente e, com sua rede Rainbow Rose, foi o primeiro a implementar uma rede LGBTIQ política partidária europeia. Estamos orgulhosos que, pelo sétimo ano consecutivo, Malta ? com um governo do Partido Trabalhista, membro do PSE ? continue a ocupar o primeiro lugar no Rainbow Europe Map, provando que faz a diferença quem está no governo.

Com informações do Alma Preta Jornalismo, PSB 40 e Partido dos Socialistas Europeus



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: